sábado, 22 de novembro de 2008

FGV (que vergonha!!!)

FGV (que vergonha!!!)

Realizei a prova da FGV para o senado federal no dia 09.11.2008. Entretanto, antes de realizar as inscrições liguei para a FGV para tirar algumas dúvidas sobre o concurso, mas como eles não sabiam responder pediram para que eu encaminhasse um e-mail. Enviei o e-mail com minhas dúvidas e além disso também utilizei o espaço Fale Conosco do site da FGV. Ainda faltavam muitos dias para o término das inscrições, mas em momento algum até o último dia das inscrições obtive resposta.

Achei que pudesse ter sido algum deslize por parte da instituição, entretanto quando chegou no dia da prova percebi que não se tratou de uma falha ocasional, mas sim de uma completa e vergonhosa desorganização:

a) Logo na entrada da sala pedi o saquinho para guardar o celular, carteira etc, mas fui informado que os saquinhos haviam acabado e que eu deveria colocar o celular e outros pertences debaixo da mesa (carteira), ou seja, no chão.

b) Na hora da distribuição das provas pude perceber o grande despreparo dos fiscais. Eram vários cargos em uma mesma sala, portanto vários envelopes com provas. Ao invés de abrir os envelopes, a fiscal começou a distribuí-los lacrados. Só que em cada envelope tinha mais de uma prova, o que ocasionou uma verdadeira desordem. Um colega ao lado, por exemplo, recebeu o envelope da área jurídica que continha 8 provas.

b) Já que o edital proibia o uso de relógios, fui sem relógio no dia da prova, entretanto muitos estavam com relógio na minha sala. Sempre gostei de fazer provas com relógio, mas como recentemente as instituições têm proibido sua utilização por segurança, acabei não levando. Isso traz um prejuízo enorme ao concursando que é acostumado a cronometrar tempo por área de conhecimento ou até mesmo por questões. Tive que perguntar as horas ao fiscal, e só uma vez, pois podia atrapalhar os outros concursandos. Essa falha a meu ver pode trazer benefícios ao candidato que usou relógio, pois ele tinha um maior controle de tempo nas resoluções de questões. A desorganização nesse sentido para mim compromete o concurso todo, pois o edital previa expressamente a não utilização de relógio:

“16.18 Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, ipod, mp3 player, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro e similares,bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha. O candidato que estiver portando algo definido ou similar ao disposto neste subitem deverá informar ao fiscal da sala que determinará um local para sua guarda.” (grifo nosso)


Como os fiscais deixaram os concursandos que estavam com relógio usarem, eles nem ficavam colocando as horas no quadro negro, ou seja só informaram verbalmente 17:00 17:30 e 18:00 hs.

c) o banheiro não tinha detector de metais, outra vergonha....

d) Na minha sala alguns assinaram a presença antes e outros depois da prova. Eu, sinceramente, nem sei qual era o certo...


Se a instituição tiver o mínimo de seriedade essa prova deve ser anulada...

Nenhum comentário: