quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Bacen acertou ou não?

Tem analista financeiro dizendo que o Bacen exagerou na dose, outros acham que não. Alguns dizem que a inflação se deve só ao aumento do preço das commodities, alimentos, no mercado internacional, entretanto, outros alegam que paralelamente a isso existe uma economia interna aquecida gerando pressões inflacionárias. Os primeiros dizem que como a demanda de alimentos é inelástica, pois as pessoas não vão deixar de comer, o aumento da taxa selic é ineficiente, entretanto, os que defendem a eficiência da medida já acreditam que ela pode conter o consumo de outros tipos de bens (bens duráveis como dvd, geladeira, carro, por exemplo), reduzindo a pressão sobre o custo dos insumos desses produtos causado pela procura maior que a oferta.

O objeto da discussão da maioria dos textos que têm falado sobre o aumento recente da selic é esse : O bacen está certo, deveria ter aumentado apenas 0,25%, ou não deveria ter aumentado nada?

Como diz um tio meu "parece pergunta do ITA"...

Enquanto aguardamos o desenrolar dos próximos capítulos, vamos analisando os investimentos, pois aplicações em renda fixa e atreladas a selic podem estar ficando interessantes.

Nenhum comentário: